Há cuidados especiais com os animais de estimação durante a estação mais quente do ano? Quais?
Assim como as pessoas os animais de estimação também precisam se adaptar ao calor e a umidade. Pequenas alterações na rotina garantem a saúde de cães e gatos, por isso:
• Evite passeios nos horários mais quentes do dia. Prefira os horários da manhã (até às 9h) e o horários da tarde e da noite (a partir das 18h).
• Troque a água pelo menos duas vezes ao dia e prefira colocar sempre água com temperatura mais fresca.
• Esta é uma ótima estação para diminuir o comprimento dos pêlos. Desta forma seu animal lhe agradecerá!
• Certifique-se que o local onde o seu pet fica boa parte do dia tenha uma boa área de sombra.
• Nunca deixe seu pet preso em locais pequenos e fechados sem ventilação.
• Cães geralmente comem menos no verão, então não se assuste se o apetite dele diminuir.
• Evite deixar as rações expostas por muito tempo, especialmente as úmidas.
• Lembre-se que no verão aumenta a incidência de pulgas e carrapatos. Procure um médico veterinário de sua confiança para fazer a indicação da aplicação dos preventivos, antiparasitários e de exames de sangue se necessário
• Vermifugue o seu animal.
2. Quais as principais problemas durante o verão? Há doenças específicas neste período, como problemas de pele, entre outros?
Os cães não transpiram como nós. A respiração é a única forma de controlar o processo de refrigeração e manutenção da temperatura corpórea ideal. Por isso, quando submetidos a calor intenso ou situações de estresse os cães podem não ter condições de perder calor e entram num processo conhecido como hipertermia. Além disso, infestações de ectoparasitas, picadas de mosquitos e pernilongos, viroses e doenças de pele são alguns dos problemas que acometem os animais nesse período.
3. Quais as raças que mais merecem atenção nesta época do ano?
Os cães braquicéfalos ─ que tem o focinho curto, como os Bulldogs, Pugs, Boxers, Shitsus, Lhasas Apso, Boston entre outros, sofrem mais com as altas temperaturas devido à anatômica dificuldade de respirar e perder calor.
Converse com o médico veterinário de sua confiança para esclarecer dúvidas e junto com seu melhor amigo de quatro patas aproveite a estação mais alegre do ano!
Nenhum comentário:
Postar um comentário